Como Baixar um programa antivírus grátis? Aprenda a escolher o melhor

Standard

Pode parecer mentira mas, todo começo e fim de período, pelo menos um dos meus estudantes aparece com esta pergunta: Professor, como faço para baixar programas antivírus grátis? No fim deste artigo está uma lista dos antivírus que eu conheço, confio e uso há muitos anos.

Parece simples para quem está envolvido com a informática o tempo todo mas, a grande verdade é que a maior parte das pessoas ainda se sente desconfortável na frente de um computador. Principalmente quanto tem que instalar alguma coisa.  As pessoas simplesmente não sabem como, ou onde, baixar o programa antivírus e, muito menos, qual é o melhor antivírus. E acabam recorrendo aos piratas de plantão ou aos sobrinhos dos amigos. Aqui em Curitiba, e acredito na sua cidade também, existe uma penca de lojinhas pelos bairros, cuidando das máquinas. De vez em quando uma destas “máquinas bem cuidadas” acaba na minha sala de aula. A última tinha mais 7435 malwares diversos instalados.

Nem todo mundo leva a sério essa coisa de vírus ou malwares em geral. Eu levo. Mesmo sabendo que os programas de antivírus só servem para os vírus de ontem e que não protegerão minha máquina o tempo todo, sempre tenho um ativo.

baixar programas antivírus grátis os melhores selecionados

Imagem de: Esparta

Além da falta de conhecimento generalizada do funcionamento do computador e dos problemas que um software mal intencionado pode causar, ainda temos o jeitinho brasileiro. Um dos meus alunos, em uma palestra de desenvolvimento web, teve a coragem de me  contar que na empresa dele, não só o sistema operacional é pirata como também os antivírus o são. Em fim, tentei explicar mas acho que pouco adiantou. Imagine! Comprar software! Imagine se alguém, algum dia, terá a ideia de distribuir antivírus pirata só para ter acesso a máquina dos outros. Quem pensaria em tamanha barbaridade?

Você não precisa comprar antivírus nem usar soluções alternativas. Tudo o que você precisa fazer é baixar programa antivírus grátis e resolver seu problema de segurança em primeiro nível. Existem alguns antivírus excelentes, totalmente gratuitos disponíveis para download na internet. Ou que, pelo menos, são gratuitos por um ano e requerem apenas que você renove a licença para usar outro ano. A seguir está uma lista dos antivírus que confio e uso há muito tempo. Na minha humilde opinião são os melhores. Mas, isto é só a minha humilde opinião.

No mundo Windows

Para máquinas com sistema operacional original

Use o Microsoft Security Essentials, não consigo imaginar nada melhor.

Para máquinas com problemas de relacionamento social

Ok, você sabe a Microsoft é uma empresa cheia de gente rancorosa que não deixa você baixar o Security Essentials se seu Windows não for original. Neste caso existem empresas especializadas na produção de antivírus, centenas delas. Eu confio nos seguintes produtos:

  1. Avast Free antivírus
  2. Avg Free antivírus

Para empresas de médio e grande porte: Neste caso, tanto o Avast quanto o Avg perdem para a antiguidade. Aqui também antiguidade é posto.

Em caso de empresas de médio e grande porte a melhor solução de antivírus corporativa ainda é fornecida pela Norton. Mas, neste caso, você precisa entender um pouquinho de políticas de rede para adquirir os produtos corretos.

No mundo Linux

Não se engane, o linux também é suscetível a vírus de computador. Já tivemos algumas provas de conceito e as máquinas foram infectadas sem maiores problemas, então proteja-se. Em ordem eu confio mais nestes:

  1. BitDefender (infelizmente não é gratuito)
  2. Avast Free for Linux (dos gratuitos é o que confio mais)
  3. Avg Free for Linux

O ClamAv é um excelente antivírus, querido pela comunidade de software livre e código aberto. Infelizmente não está na lista dos que eu confio. Tive alguns problemas com ele no passado, e confiança é como virgindade, só se perde uma vez.

No mundo móvel

  1. AVG Antivirus
  2. Faça o download do Lookout Security & Antivirus

Aqui, no mundo movél, me limito ao Android, Não tenho experiência com o Windows Phone nem com os dispositivos móveis da Apple. Estes dois que sugeri, um eu uso o outro me foi indicado por um amigo especialista em segurança móvel.

Espero que este artigo ajude a decidir. Os links estão ai, direto na página de download, não deixe de se proteger.

E você tem alguma solução melhor? Confia em outro?

18 thoughts on “Como Baixar um programa antivírus grátis? Aprenda a escolher o melhor

    • frankalcantara

      Opa Michael… quanto tempo, é bom ter notícias suas. Obrigado, foi só para ajudar os alunos. Se estiver no Brasil me ligue. abçs

  1. Eliane Vujanski

    Muito bom este artigo, me ajudou em muitas duvidas. Eu não tinha ideia qual antivírus grátis é o melhor, tinha um pouco de preconceito por ser gratuito, mas vejo que são bons e isso é importante

    • frankalcantara

      Oi Eliana, obrigado por ler o DePijama. Só não esqueça que os antivírus, pagos ou gratuitos, só protegem eficientemente contra ameaças já conhecidas. Leva um tempo para atualizar estas informações então o uso de antivírus deve ser parte de uma politica de segurança para que sua rede fique segura.

  2. Paulo Arantes

    Prof. Muito obrigado pelas dicas. Velho amigo. Estarei no Paraná em setembro e gostaria de marcar um almoço

    • frankalcantara

      OI Paulo, marcamos sim. Me ligue ou mande um email ou, em último caso, comente qualquer coisa no blog que marcamos. abçs

    • frankalcantara

      Verdade, pura verdade. Dizem por aí que o Kaspersky é muito bom. Mas, não conheço ninguém que tenha usado e, eu mesmo, nunca usei. Então não consta na minha lista de confiáveis.Obrigado por ler o DePijama

  3. Vinicius Theodoro

    Gostei da parte da Microsoft. Empresa cheia de gente rancorosas que odeiam quem usa sistemas operacionais não original. Pra ver se minha cópia era boa, baixei o MS Security Essencials e deu tudo certo ;D acho que a minha cópia não é tão falsificada assim ;D

    • frankalcantara

      Yebaa!!! Não defendendo a Microsoft, a melhor coisa que você pode fazer é ter um sistema operacional original. Não há nada mais fácil que incluir vírus em sistemas piratas.

  4. Olá Frank, eu uso há mais de 6 anos o Kaspersky Internet Security. Já usei gratuitos e me dei mal, por que em ataques de grande intensidade acabaram falhando. Desde que implantei o Kaspersky, nunca mais tive problemas. É seguro é completo e é pago, que considero justo pelo serviço que presta.

    • frankalcantara

      Valeu, Sigmar, assim que tiver uma oportunidade, testo o bicho. Obrigado por ler o DePijama

Comments are closed.