Apple / Sun / ZFS Mais um capítulo

Standard

Dando continuidade a novela ZFS no Leopard que comentamos anteriormente aqui e aqui. Hoje a InformationWeek está noticiando que não é nada disso, muito pelo contrário.

Segundo a matéria, um porta voz da empresa de Cupertino declarou que o ZFS estará disponível no Leopard, mas não como opção default. A notícia atribui ao porta voz a seguinte frase que eu transcrevo e traduzo aqui:

Estará disponível somente como opção de leitura via linha de comando.

O porta voz destaca que a Apple estará explorando essa opção (ZFS) apenas em sistemas de alta capacidade de armazenamento. Mas a parte mais interessante da matéria é o último parágrafo onde é atribuído à um usuário do fórum da InformationWeek a informação que o ZFS só estará disponível como dispositivo auxiliar de armazenamento e não dispositivo de boot e, retumbem os tambores, que o RAID-Z elimina o problema de perda de dados do RAID-5 no caso extremo de falta de energia no momento da gravação.

Deve ter sido interessante viver as últimas 48hs no departamento de marketing e relações públicas dessas duas empresas. Obviamente alguém falou de mais. Sempre que em situações como essa a empresa recorre ao porta voz significa que alguém tem que ter sua imagem pública preservada.

Soube da nova notícia da InformationWeek no Blog do Sr. enquanto estava tentando entender os meandros da GPLv3.