Ano novo casa nova ou, como decorar sua casa online de graça

Standard

Ano sim, ano não, queremos mudar a casa. Um móvel novo ali, uma pintura acolá e pronto, ficamos com a casa nova. Nada como a teoria para deixar todo mundo louco. Na prática a coisa parece mais com um dos níveis do inferno de Dante. Este ano, é o ano sim e minha esposa quer mudar alguma coisa, pelo menos na casa.

Um dos problemas mais difíceis de resolver é justamente acomodar o que deseja no espaço que dispõe. Se for decorador, pode parar por aqui, este artigo é para débeis mentais, como eu, que não são capazes de combinar duas cores ou traçar uma linha reta.

Trabalho na internet, estudo na internet, pesquiso na internet e, por que não decoro na internet. Com esta ideia em mente selecionei cinco dos melhores aplicativos online para ajudar a planejar e decorar sua casa.

Floorplan

Uma excelente opção para quem tem tempo e gostaria de uma solução profissional. Na verdade, o pacote pro custa apenas R$19,00 por ano. Oferece uma grande biblioteca de símbolos, móveis, peças de banheiro, etc. … Não é, nem de longe, o mais simples de usar mas já está todo traduzido para o português.

 

RoomSketcher

De longe o mais simples e direto. Você já entra na área de design com as ferramentas todas à mão. Têm modos 2d e 3d, uma biblioteca de símbolos gigantesca, com as dimensões em metros. No modo 3d você pode navegar em tempo real pelo seu projeto. Infelizmente ainda não tem versão em português. Mesmo gratuito permite o compartilhamento das plantas e projetos com terceiros via e-mail, Twitter ou Facebook.

O mais interessante fica por conta da pequena câmera verde. Posicionando esta câmera, podemos ter uma visão em 3d estática do projeto, mesmo quando estamos em modo 2d.

Floor Planner

O mais técnico de todos, possui um pouco menos de recursos que os concorrentes e tem um ambiente mais voltado para o profissional da área que para o sujeito desesperado que só quer comprar os móveis no tamanho certo. Apesar da cara técnica, é rápido mas não é muito intuitivo. A interface lembra os aplicativos do Windows com barras de ferramentas e menus. Destaque para a opção de paredes curvas, muito interessante e simples de usar. Falta uma boa biblioteca de símbolos o que o deixa limitado a plantas.

Autodesk HomeStyler

Sem dúvida a opção que contém a maior biblioteca de símbolos, o melhor ambiente de desenvolvimento e a maior flexibilidade. Se você está procurando uma solução profissional, online, sem risco, esta deve ser sua opção.

O destaque fica por conta da biblioteca de designs. Você pode escolher um design qualquer, copiar para sua área de trabalho, modificar, salvar ou compartilhar e resolver seus problemas com a experiência alheia.

Já está disponível em português tupiniquim, a interface é genial e possui versões para dispositivos móveis mas, eu não testei em nenhum dispositivo móvel.

Não testei em 3d mas, mesmo em 2d os objetos possuem textura e sombra o que permite uma visualização extraordinária do projeto.

Loguei com o Goolge+ e, em poucos minutos estava salvando minhas plantas no meu arquivo. Configurei, nas opções o uso da unidades métricas e todos os objetos obdeceram sem problema nenhum.

O único senão fica por conta da exibição de anúncios na interface enquanto você está trabalhando. No entanto, é preciso ressaltar que são poucos, discretos e não atrapalham.

Roomle

A princípio não gostei. Exige o registro do usuário só para começar a brincar. Pecado mortal para quem não gosta de preencher formulários mas, como este é o único claramente voltado para business na internet resolvi dar uma chance.

Primeiro de tudo, você pode usá-lo em português. A interface é excelente, usa os conceitos comuns de interfaces de programas mas tem um charme web. A biblioteca de símbolos não é tão diversificada quanto a do Floorplan e a do Roomsketcher mas tem uma boa variedade de objetos, inclusive um piano de cauda. Ainda que tenha que começar do zero, o posicionamento de portas, janelas, paredes é móveis é simples e rápido. As plantas podem ser salvas mas, não consegui compartilhar com outros usuários.

O grande diferencial está na opção de negócios. A empresa responsável oferece o Roomle para uso em sites empresariais. Assim, se for um fabricante de móveis, tudo que precisa fazer é contatar a Roomle, criar os modelos do seus produtos, incluir na biblioteca deles e embutir o serviço no seu site. Genial!

Não bastasse isso, a coisa possui um versão para o iPad que permite, entre outras coisas, que você coloque a imagem dos móveis do seu projeto, desenhado com os dedos, direto sobre a imagem capturada pela câmera do seu iPad. Uma versão inteligente de realidade aumentada. Incrível!

Fiquei entre o Roomle e o Autodesk HomeStyler e acabei fazendo o projeto com o último.

2 thoughts on “Ano novo casa nova ou, como decorar sua casa online de graça

Comments are closed.