Alka-Seltzer no espaço

Standard

Observe os efeitos de uma pastilha efervescente em uma esfera de água em micro-gravidade. Curioso o momento do contato da pastilha com a superfície externa da esfera. Que, imagino eu, deve ser formada pela tensão superficial. Um pouco antes do contato, a gravidade da pastilha acrescida da mão do astronauta já deforma a esfera, novamente, imagino eu. 🙂

2 thoughts on “Alka-Seltzer no espaço

  1. Juka

    Então, no caso a gravidade da mão não chega a ser suficiente para afetar a forma de nada no local porque ela é muito pequena (a gravidade). Muitas vezes achamos que o astronauta enfrenta um momento de “falta” de gravidade por flutuar, mas na verdade esta em queda livre no planeta, caindo na mesma velocidade que a nave por isso se tem essa impressão, algo um pouco dificil de entender. No sistema solar, até plutão (ou qualquer outro astro distante) tende a sofrer a ação da gravidade do sol, por exemplo. Então nós NUNCA teremos falta de gravidade por perto.

    No vídeo se tem a impressão da bola de água ser afetada, mas é apenas reflexo da pastilha.

    muito interesante o vídeo, ta nos favoritos do youtube
    flww

  2. Oi Juka, obrigado. Ficou claro. Sem querer abusar e já abusando… como diz o Jô. Essa “gota” de água gigante está sendo provocada pela gravidade das próprias moléculas da água. Certo? Se for assim, a massa da alka-seltzer + massa da mão do astronauta não seria suficiênte para deformar a bola? Ou a “gota” é formada por outro motivo? Se for assim, você tem idéia do que seja? Novamente obrigado e desculpe o abuso é que esse assunto interessa.

Comments are closed.