ADA Lovelace. Tudo começou com ela.

Standard

Filha legítima do poeta Lord Byron, nascida em 10 de dezembro de 1815, viveu uma vida modelo para as senhoras da corte inglesa do começo do século XIX.

Casada aos 20 anos, assumiu o nome do marido e o título de condessa tornando-se a Condessa de Lovelace, a Sra. Augusta Ada King. E com o nome de Ada Lovelace entrou para a história como a primeira mulher programadora.

Durante um perído de 9 meses entre os anos de 1842 e 1843, a Sra. Lovelace criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli usando a máquina analítica de Charles Babbage.

Ada foi uma das poucas pessoas que realmente entendeu os conceitos envolvidos no projeto de Babbage e durante o processo de tradução de um paper italiano sobre o projeto de Babagge incluíu algumas notas de tradução que constituem o primeiro programa escrito na história da humanidade.

Em 1980, o Departamento de Defesa dos EUA registrou a linguagem de programação ADA, em sua homenagem.

Ada Faleceu aos 36 anos de câncer no útero deixando dois filhos e uma filha. Em 1953, quase cem anos depois da sua morte a máquina analítica de Babbage foi redescoberta e seu projeto e as notas de Ada entraram para história como o primeiro computado e software respectivamente.

Série em Homenagem as mulheres:
Primeira parte: Ada Lovelace. Tudo começou com ela
Segunda parte: As mulheres que programavam o Eniac
Terceira parte: A mulher mais poderosa do mundo da tecnologia
Quarta parte: Sulamita Garcia: Uma mulher brasileira na Intel
Quinta parte: Tatiana: Vendo em 3d o que todo mundo vê em 2d

5 thoughts on “ADA Lovelace. Tudo começou com ela.

  1. luiz Lucas

    Caro Frank,gostaria de sugerir uma matéria que nos explicase a computação em seus diversos estágios.Sei que é complexo mas conto com sua didática e experiencia no assunto.Tendo lido vários artigos sobre o tema,ainda não compreendo a totalidade do processo.Grande Abraço.

Comments are closed.