A Super Lua não causou o terremoto do Japão

Standard

No próximo dia 19 de março de 2011, teremos uma super lua, momento em que a Lua atinge seu perigeu e se aproxima mais da Terra. Apesar do disse me disse na internet, não há nenhuma correlação entre a super lua e o terremoto do Japão.

Você, eu, qualquer um, pode pensar que sim pode haver uma relação. Afinal, a gravidade da Lua é responsável pelas marés e certamente afeta as placas tectônicas da mesma forma que afeta todo o resto que paira sobre a Terra.

 

srvr

Pesquisei muito hoje, antes de escrever este artigo. Encontrei vários sites alarmistas e alguns trabalhos científicos. Parece haver sim uma relação entre a frequência de pequenos tremores e a proximidade da Lua. No entanto, quando observamos apenas grandes tremores, de magnitude 7 ou maior. Não há, ainda, nenhuma relação.

Eu descarto esta possiblidade da mesma forma que descarto o aumento na taxa de loucura na Lua Cheia.

Quanto ao terremoto do Japão. A linda senhora ainda está longe do perigeu, muito longe para que seja culpada.

Por outro lado, temos pelo menos um estudo de correlação que merece atenção. Uma relação recentemente descoberta entre a intensidade de ondas ULF e os terremotos, como o que foi observado no Haiti.

A ciência tem destas coisas. O que é verdade hoje, pode não ser amanhã. Aliás, esta é a grande vantagem da ciência. A eterna revisão. Coloque ai no seu caldeirão mais uma informação. Geólogos, astrônomos e cientistas em geral, vivem de observar a natureza. Você acredita que uma coisa tão óbvia como esta iria passar despercebida por tanto tempo?