A mancha de óleo de ingleses e americanos

Standard

Você deve estar acompanhando as poucas notícias que saem em português sobre o vazamento de óleo no golfo do México. Se não, aqui vai um pequeno resumo:

No dia 20 de Abril de 2010 uma explosão em uma das plataformas de exploração da Britsh Petroleum (BP para os intimos) matou 11 funcionários e deu início ao maior desastre ecológico da história.

Um vazamento de óleo continuo localizado em águas profundas disperssando aproximadamente 5,5 km cúbicos de petróleo cru diretamente no oceano. Não entre em pâncio ainda.

Não dá para ter noção do que é isso ou de quanto isto está prejudicando nosso planeta. Como sempre, alguém em algum lugar da internet tenta ajudar, se não a solucionar o problema, pelo menos a entender a dimensão dele.

mancha de óleo do golfo do méxico na sua casa

Para tal, foi criado um mapa (google maps) que coloca a mancha de óleo diretamente sobre a sua cidade, assim você pode entender, em dimensões que conhece, o que está acontecendo. Clique aqui e veja o tamanho do estrago.

Os dados para gerar este mapa são computados diariamente com dados de satélite e do serviço equivalente a nossa defesa civil dos EUA.

Me preocupa muio as notícias que indicam que a mancha de óleo deve atingir o oceano atlãntico. Um volume destes poderia alterar a densidade da água do mar exatamente na correia transportadora global. Um conjunto de correntes submarinas que regula a temperatura do planeta e depende da densidade da água do mar nos trópicos e nos polos para manter nosso planeta em equilíbrio térmico.

Agora sim, podemos todos entrar em pânico.