A mais antiga garrafa de vinho

Standard

Já falamos antes do templo mais antigo da humanidade, talvez já naquele tempo, o vinho fosse a bebida preferida. Não temos certeza disso. Temos algumas referências de vinho em tábuas sumerianas de 5000 anos atrás mas, não vamos muito além disso. Contudo, temos certeza que em 350AC já se tomava vinho. Tanta certeza que temos uma garrafa para provar. ]

A garrafa Römerwein, ou garrafa Speyer foi descoberta em uma escavação arqueológica realizada na tumba de um nobre romano, na região alemã que dá nome a garrafa, que viveu entre os anos 325 e 329 AC. E tem a fama de ser a mais antiga garrafa de vinho ainda fechada.

Trata-se de uma anfora de aproximadamente 1.5 litro, enfeitada com dois golfinhos de vidro e parcialmente cheia onde ainda é possivel ver, o vinho, e algumas ervas para temperar. Os antigos romanos tinham o hábito de misturar mel e ervas ao vinho. Hoje chamamos isso de sangria. Mas, em fim, os tempos mudam. O interessante neste vinho é que conserva todo o mistêrio de uma era muito anterior a fumaça do petróleo e dos pesticidas. Mas, acredito que ninguém terá coragem de abrir.

Matéria original: The Guardian