2009! Começou um ano especial, o Ano Internacional da Astronomia

Standard

As Nações Unidas elegeram 2009 o Ano Internacional da Astronomia (IYA 2009), e designou a UNESCO a agência líder nas comemorações.

Faz 400 anos desde que Galileu fez as primeiras observações astronômicas com seu telescópio. Instrumento indispensável para a evoluçao da astronomia at dias. O  IYA2009 será aberto oficialmente em Parin em uma série de cerimônias na semana de 19 a 28 de Janeiro. Com o tema “O Universo a ser descoberto por você”, as comemorações têm o objetivo de estimular o estudo da astronomia pelos jovens e mostrar ao público em geral o trabalho dos astrônomos e os avanços que fizemos no conhecimento do universo em que vivemos.

Pensei em terminar esse artigo falando de alguma grande imagem do Hubble mostrando uma colisão de galáxias ou um buraco negro no centro da nossa própria galáxia quando, por mero acaso, caiu na minha caixa postal um link de uma foto extraordinária tirada com a mais antiga tecnologia de fotografia do mundo. As câmeras de buraco de agulha.

As primeiras máquinas fotográficas não eram nada mais que uma caixa fechada com uma superficie sensível a lux em uma das paredes interiores e um pequeno buraco de agulha na superficie oposta. Abrindo-se esse buraco a luz sensibilizava a outra superfície e pronto lá estava uma foto.

Em tempos de super-câmaras digitas existe gente como o Justin Quinnell que ainda tira fotos com câmeras de buraco de agulha. Tirou esta foto, com seis meses de exposição entre os solstícios de inverno e verão de 2008 (Hemisfério Norte).

Na foto é possível ver o trajeto do sol em todos os dias de exposião em trilhas quase individuais e perceber a curva que ele faz no céu. O arco inferior mostra o trajeto do sol no solstício de inverno e o superior no soltício de verão.

Nada como começar pelo começo, quando os astrônomos dispunham de pouco mais que seus olhos, a matemática e muita criatividade para explicar o que viam no céu.

Agora, pense ai e me diga: Por que diabos  o sol faz essa curva no céu?

One thought on “2009! Começou um ano especial, o Ano Internacional da Astronomia

  1. alvaro

    creio ser uma distorção devido a forma cilindrica da lata,nesse processo é comum os cantos ficarem curvos,mas se houver outra justificativa mais astronômica gostaria de ficar sabendo.

Comments are closed.